segunda-feira, setembro 10, 2007

Dez minutos para namorar


Em muitos anos a abençoar casamentos, muitos casais me apareceram à frente, já vi de tudo desde lágrimas, gargalhadas nervosas, noivos a desmaiar na hora H, reviravoltas dramáticas, bom, podia estar aqui a noite toda...
.
Mas nenhum caso me marcou tanto como um nos meus primeiros anos em que um jovem casal renovava os votos de casados após 50 anos de matrimónio... Lembro-me de passar toda a cerimónia a admirar o amor que se via, não há outra forma de o dizer, via-se o amor que unia aquelas duas pessoas, as mãos enrugadas entrelaçadas, acarinhando o parceiro, gentilmente fazendo carícias no cabelo do outro, os risos de nervosinho miúdo certamente semelhantes ao que sentiram 50 anos antes ao estarem presentes no altar para celebrar o contrato da sua vida. No fundo pareciam dois adolescentes a viver os primeiros momentos da sua paixão...
.
Mal me lembro do que lhes disse, tal era o meu espanto só conseguia observar embevecido aquela paixão eterna tão e tão inspiradora. Confesso que fiquei verdadeiramente contagiado pela relação daquelas duas extraordinárias pessoas e, durante o tempo todo não consegui pensar noutra coisa, de tal forma que já perto do final não resisti e a pergunta que martelava os meus pensamentos saiu naturalmente "Vocês desculpem, mas qual é o vosso segredo? Como é que conseguem, depois de 50 anos de casamento estarem aqui apaixonados desta forma tão bonita?"
.
Um pouco espantado o homem olhou para mim, apertou a mão da 'noiva', lançou-lhe um olhar cúmplice como que ponderando a resposta. Depois disse-me algo que jamais esquecerei "Na verdade não sei o que lhe responder, penso que não há nenhuma fórmula mágica para isto - pensou um pouco mais e rematou - Olhe, o que fazemos é que todos os dias namoramos 10 minutos, aconteça o que acontecer, temos esses dez minutos só para nós, e namoramos, simplesmente namoramos...."
-
-
Inspirado no discurso feito pelo diácono que casou o Lopez e a Cátia, história linda...